Lugol 5%: suplemento a base de iodo inorgânico


Lugol 5%

O Lugol tem sido uma das substâncias mais conhecidas no efeito antienvelhecimento. Sendo assim, este composto vem sendo cada vez mais usado por pessoas as quais querem benefícios para sua saúde e também melhorias estéticas ligadas com o inverso ao envelhecimento, ou seja, com a prevenção de danos na pele, nos cabelos ou nas células de uma maneira geral.

Mas, você conhece o Lugol? Sabe o que é ao certo esta substância? Quais são suas melhores formas de uso? Quaisquer pessoas podem fazer uso desta substância? Ela possui efeitos colaterais?

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Lugol 5%, assim como as melhores formas para otimizar o seu uso e se prevenir de possíveis efeitos colaterais, este artigo é para você.

Conta Gotas com Lugol 5%

O que é Lugol?

O Lugol vem do nome do indivíduo que o descobriu, o francês J.G.A. Lugol, o qual descobriu a substância para ser utilizada como desinfetante universal (para uso em feridas, por exemplo). Todavia, temos que saber que o Lugol também é uma rica fonte de Iodo, que é um mineral essencial para o corpo, especialmente para a glândula tireoide, que está associada com o metabolismo energético do corpo.

Lugol é uma fonte poderosa de Iodo a qual pode ser suplementada por indivíduos os quais tenham carência deste mineral. Aliás, cerca de 75% da população brasileira é vítima da carência de Iodo, especialmente por não consumir em boas quantidades fontes deste mineral, como pescados, crustáceos etc. Sendo assim, este é o seu primeiro e principal uso, mas ele possui outras aplicações também.

Para que serve o Lugol?

Contendo Iodeto de potássio, o Lugol 5%, que nada mais é do que o composto com 5% de concentração, promove benefícios para a saúde, prevenindo a glândula tireoide de danos, auxiliando na produção hormonal tireoidiana, que é dependente de Iodo (hormônios T3 e T4), entre outros benefícios.

Esta associação com a glândula tireoide é diretamente ligada com os benefícios extras os quais o lugol pode trazer. Isso porque, a glândula tireoide é a principal responsável por regular o metabolismo energético do corpo. Desta forma, seus hormônios T3 e T4 auxiliam na metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídios para todas as funções do corpo. Se esse mecanismo estiver deficiente ou desajustado, com certeza o corpo irá sofrer os prejuízos.

Assim, com um bom metabolismo energético, é possível garantir benefícios tais quais:

  • Melhor controle do peso;
  • Redução da gordura corpórea;
  • Auxílio na manutenção e/ou no ganho de massa muscular;
  • Melhor desenvolvimento de unhas e cabelos;
  • Melhor saúde e qualidade da pele;
  • Elimina radicais livres, fazendo com que possíveis danos celulares sejam reduzidos de maneira expressiva;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Trata fibroses, visto que o Iodo tem tido bons resultados como coadjuvante no tratamento deste tipo de doença;
  • Previne e/ou auxilia no tratamento do hipotireoidismo;
  • Evita a calvice;
  • Reduz os níveis de hipertensão, especialmente durante a gravidez;
  • Auxilia no desenvolvimento do feto, no caso de mulheres grávidas;
  • Previne doenças tireoidianas;
  • Remove substâncias prejudiciais ao corpo, como metais pesados (alumínio, mercúrio, Flúor, chumbo etc) fazendo com que doenças tendam a acontecer em menor escala (especialmente as degenerativas, como o Mal de Alzheimer);
  • Previne o envelhecimento precoce.

Estes são benefícios deter uma tireoide bem regulada. E o Lugol 5%, por conter iodo, pode auxiliar na regulação da sua tireoide.

Suplemento Lugol Inorgânico 5% da Oficial Farma

O lugol é um suplemento para emagrecer?

A única relação do Lugol 5% com o emagrecimento é porque ele auxilia no bom funcionamento da tireoide (visto que pessoas com um mau funcionamento da glândula podem desenvolver o sobrepeso e a obesidade), e uma tireoide regulada pode ajudar no controle do peso.

Porém pensar que por isso o Lugol 5% é um suplemento para emagrecer, é um erro. Até porque, quando se pensa isso, tende-se a utilizar o suplemento de forma incorreta, gerando uma toxidade que é prejudicial ao corpo e traz diversos efeitos colaterais.

Portanto Lugol 5% não é para emagrecer, mas ele pode ajudar regulando a glândula da tireoide (se a sua estiver desregulada, é claro).

Efeitos colaterais

Como todo mineral em excesso, Lugol poderá ter efeitos colaterais indesejáveis sim.

Excessos de iodo no corpo podem causar: náuseas, vômitos, dores estomacais, diarreia, dores de cabeça, febre, fraqueza, dores nas juntas, formigamentos, acne, entre outros colaterais menos intensos.

Excesso de Iodo também podem causar inflamações autoimunes ou ações tóxicas na glândula tireoide. Se estes danos forem muito intensos, a pessoa poderá entrar em casos de crises tireotóxicas e vir a sofrer de hipertireoidismo ou de hipotireoidismo.

Gestantes (sem recomendação médica), idosos, crianças, púberes, adolescentes ou pessoas as quais possuam problemas de saúde (diabetes, problemas cardíacos, Doença de Addison, Tuberculose etc) não devem fazer o uso do Lugol. Ainda, pessoas que fazem o uso de medicamentos também devem consultar seu médico antes de usar o Lugol 5%.

Por fim, é interessantíssimo que você faça testes para saber se possui algum tipo de alergia ao iodeto de potássio.

Como tomar Lugol 5%?

O Lugol pode ser ingerido puro ou com vinagre de maçã. Normalmente, suas dosagens mais comuns são de 150 microgramas por dia. Porém, doses iniciais e bem menores (cerca de 12,5 microgramas ao dia) já podem ser um bom começo. Para isso, normalmente são necessárias apenas 2-3 gotas do produto.

Os horários mais comuns de uso de Lugol 5% são pela manhã, em jejum ou logo após a primeira refeição.

Conclusão

O Lugol 5% é uma substância que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Entretanto, para que ele realmente tenha efeitos positivos, é necessário ajustar suas dosagens de acordo com a individualidade de cada um. Ainda, é necessário que ele esteja devidamente associado com bons hábitos de vida.

Seus excessos são contraindicados e jamais devem ocorrer, visto os altos índices de toxicidade que ele pode causar, até mesmo resultando em doenças irreversíveis como o hipotireoidismo.

Portanto, antes de utilizar este suplemento, consulte sempre seu médico e/ou nutricionista.

Comente!